Perfil da Babá



Trabalhar com criança exige conhecimento, qualificação e, sobretudo disposição  pois a criança é um constante desafio, requisitando-nos qualidades que são testadas no convívio diário. Não basta gostar de criança, é necessário conhecê-la, entender o seu universo infantil para realizar um trabalho de qualidade e segurança.

Você precisar ter:

Afinidade: É necessário gostar de criança, sentir prazer na convivência com bebês ou criança maiores. Ser participativa e capaz de regredir a faixa etária da criança com responsabilidade.

Tranqüilidade: Caminhar ao lado da criança, oferecer recursos para que ela possa tornar-se segura, confiante e independente, respeitando sempre o seu ritmo próprio.

Humildade: Dispor-se a aprender aquilo que ainda não sabe e a ouvir as orientações e desejos dos pais

Afetividade: Ter afeto pela criança através de gestos, sorrisos e palavras sem tornar-se excessivamente pegajosa ou inconveniente, o que desagrada os pais.

Disponibilidade: Estar sempre disponível para cumprir horários e rotinas da criança

Responsabilidade: Você é responsável pela criança, em suas necessidades básicas, ao sair com a criança sempre levar documentação e as indicações familiares como telefones e endereços de médicos, hospitais, pais, avós ou responsáveis pela criança para contato imediato em caso de acidentes ou imprevistos.

Vigilância: Estar sempre em estado de alerta com a criança, pois ela é muito rápida e imprevisível nos seus movimentos, reações e curiosidade natural.

Assiduidade: Não faltar ou chegar atrasada no trabalho para não prejudicar a rotina da mãe e da criança

Idoneidade moral: Apresentar atestado de antecedentes criminais, carteira de trabalho ou carta de referência

Flexibilidade: Adequar-se ás normas da família, mesmo que não concorde como mudanças inesperadas, alterações de horários, viagens, visitas, passeios, etc.

Autocontrole: Nunca perder o controle emocional ou sentir ameaçado pela criança, pelos pais ou por situações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário