E a coisa mais suja na sua cozinha é…


Um estudo da Universidade Estadual de Kansas e da Universidade Estadual de Iowa (ambas nos EUA) descobriu que muitas pessoas não são cuidadosas em evitar doenças transmitidas por alimentos, contaminando todos os tipos de superfícies na cozinha. O item mais sujo da lista? 

Guardanapos de pano para enxugar pratos.

123 participantes foram aleatoriamente designados para preparar diferentes refeições com carne crua. A maioria deles não seguiu a prática correta de manipulação de alimentos, contaminado todos os tipos de itens e superfícies na cozinha.

“Os participantes foram observados com frequência mexendo nos guardanapos, tanto de pano como toalhas de papel, mesmo quando não estavam usando-os para secar nada”, disse uma das autoras do estudo, Jeannie Sneed. “Logo, esses itens foram os mais contaminados de todas as superfícies de contato testadas”.

Sujeira = germes

A observação em vídeo mostrou muitos participantes tocando as toalhas antes de lavar as mãos ou usando-a a depois de lavar as mãos de forma inadequada. Mesmo depois de lavar as mãos corretamente, a toalha foi reutilizada e contaminada de novo.

Como bactérias podem crescer sobre o pano de um dia para o outro, esse acaba se tornando o item mais cheio de germes da cozinha no dia seguinte.

O que fazer?

As recomendações dos pesquisadores podem parecer um pouco exageradas. Elas incluem apenas usar toalhas de papel (o que certamente não é ideal para o meio ambiente); não tocar em seu celular enquanto cozinha (hoje em dia?…) e lavar a mão com sabão por pelo menos 20 segundos depois de lidar com carne crua (você sabia que esse é o tempo recomendado?).

Se quiser se ater aos tópicos mais importantes, lembre-se de não tocar em seus panos de prato (ou qualquer outra coisa na cozinha) com as suas mãos de comida crua, lavando-as bem antes disso. Também, tente lavar seus guardanapos com mais frequência, para evitar o acúmulo de germes. 

Maria de Lourdes
Maria de Lourdes

This is a short biography of the post author. Maecenas nec odio et ante tincidunt tempus donec vitae sapien ut libero venenatis faucibus nullam quis ante maecenas nec odio et ante tincidunt tempus donec.

Nenhum comentário:

Postar um comentário